terça-feira, 29 de junho de 2010

Nos Favoritos: Mafalda

Se há personagem de banda desenhada que eu mais amo, esse personagem é, sem sombra de dúvidas, a Mafalda! 

Tudo começou quando os meus pais quase me chamaram Mafalda por causa dela. Ao invés, escolheram Catarina, vá-se lá saber porquê!


Não sei exactamente quando comecei a interessar-me pela Mafalda, mas sempre houve um ou dois livros dela cá por casa. Eu adoro a sua maneira contestatária de ser, sem papas na língua. Os seus amigos são outro bónus.


Querem conhecer um pouco mais sobre a história da Mafalda? Vamos lá:


Quino, auto-retrato


Obra mais famosa de Quino, a personagem Mafalda surgiu em 1964 e durou até 1973, quando o autor percebeu que o seu reportório se tinha esgotado e que não poderia insistir sem se repetir. Mafalda é uma menina de cerca de 5 anos super preocupada com a humanidade, que acredita que a sua geração pode mudar o mundo. Adora conversar sobre política e comentar sobre o que vai acontecendo no mundo. Tem 5 amigos, que dividem com ela as histórias:


Filipe: sonhador, tímido, preguiçoso e desligado, adora as aventuras do "Cavaleiro Solitário" e detesta ir à escola

Manelito: apesar de ser extremamente materialista e bruto, tem bom coração. Sabe muito em o que quer da vida e anda sempre às turras com a Susanita

Susanita: é a mais "chatinha". Super fofoqueira e briguenta, tem um só sonho na vida: ser mãe e dona de casa. Tem nojo dos pobres e detesta as reflexões da Mafalda

Miguelito: Bastante sonhador mas, ao contrário do Filipe, é muito egoísta e nada tímido. É SUPER inocente e passa a vida a reflectir sobre coisas sem importância nenhuma

Liberdade: muito parecida com a Mafalda, mas menos tolerante, Liberdade é uma criatura mínima que adora as reivindicações e as revoluções

Gui: irmão mais novo da Mafalda, está na idade da inocência e das grandes descobertas. É super ternurento e adora rabiscar as paredes da casa 


A Mafalda, como verdadeira criança que é, DETESTA sopa:



Mas adora os Beatles:


Apesar das tiras da Mafalda serem sobre uma época específica que se viveu, para mim elas continuam super actuais e devem ser lidas e relidas!!

Mais algumas tiras, das minhas preferidas:






Tomara mais crianças e jovens serem como a Mafalda!


Imagens: Google
  

Sem comentários: