terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Huuummm: E de entrada, um patê


Ontem houve uma festa no meu serviço, em que todos participaram na organização e eu, além de levar uma mousse de chocolate que já mostrei aqui, decidi fazer também um patê para comer com tostas. É uma ideia para entrada muito simples e fácil de fazer para quem não tem muita paciência na cozinha, além de super saborosa. E nada original, eu sei :)

Quem me deu a receita foi a minha amiga Sara e o bom dela é que podemos mudar vários engredientes, usando aqueles que mais gostamos. Para este patê, eu usei:

6 latas de atum
1 frasco de azeitonas sem caroço
4 ovos cozidos
2 ramos de cebolinho picado
4 colheres de copa de maionese 
sal e pimenta q.b.

Numa tigela, deita-se o atum, depois de escorrer o óleo, e esmaga-se bem com um garfo. Adicionam-se os ovos cozidos, bem cortadinhos também, e continua-se a esmagar. Junta-se o cebolinho, as azeitonas cortadas aos bocadinhos e, no fim, adiciona-se a maionese.

O bom desta receita é que as medidas são relativas. Pode fazer-se as quantidades que se quiser e adicionar outros ingredientes. Já fiz uma versão em que, em vez dos ovos e das azeitonas, meti pickles bem picados.

Costumam fazer outros tipos de patês? Aceito dicas e sugestões!

Sem comentários: